PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quarta-feira, 6 de abril de 2016

PATRIMÔNIO CULTURAL CONCEITOS E VISÕES - IPHAN


SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL  CONCEITOS E VISÕES:
“(...)
1) Patrimônio não deve ser entendido, como até aqui, pelo ângulo da propriedade, da imobilização no tempo/espaço, mas em termos de sua apropriação e de produção. Isto é, como um recurso cultural muito específico, pois pode e deve gerar renda, mas gera também cultura, que é um benefício não cambiável em moeda.

2) Patrimônio não tem sentido em si. Seus múltiplos sentidos são socialmente produzidos. Como em todo processo de memória, dar sentido ao patrimônio representa dar significado a uma parte do presente, cristalizando-a como símbolo do passado. Patrimônio é, assim, produção de memória, modo de conferir inteligibilidade ao presente e identidade aos seus possuidores ou consumidores.

3) Entendido como produção de sentido, a preservação patrimonial é um ato político, pois representa a produção de uma visão do passado, entre várias possíveis. Logo, é preciso tomar partido, fazer opção.
(...)”

(Brasil. Ministério da Cultura. Programa Monumenta - Sítios históricos e conjuntos urbanos de monumentos nacionais: norte, nordeste e centro-oeste. Brasília: Ministério da Cultura, Programa Monumenta, 2005.p.22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário