PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

quarta-feira, 13 de junho de 2012

SEMINÁRIOS E ENCONTROS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL

SEMINÁRIOS E ENCONTROS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL


1 - Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra


http://www2.unirio.br/unirio/cchs/niesc/events/seminario-patrimonio-memoria-e-identidade-negra


A UFF, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e com comunidades jongueiras da região sudeste, articula, desde 2007, no Programa de Pesquisa e Extensão Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, ações de salvaguarda do Jongo no Sudeste, registrado, em 2005, como Patrimônio Cultural do Brasil.

Entre as principais atividades do Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra estão Conferências e Mesas-Redondas com pesquisadores e detentores de bens imateriais do Brasil, apresentação de trabalhos, Reuniões de Redes, além do lançamento de filmes e livros. Paralelamente ao Seminário, acontecerá a terceira edição da Noite do Jongo, evento do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu que, por duas edições consecutivas, volta-se para jovens detentores do patrimônio cultural imaterial.

Data: 13 a 16 de junho/2012 local: UFF NITERÓI


2 - FAOP promove em Ouro Preto Seminário Internacional do Patrimônio Cultural - Inscrições estão abertas


O século XXI apresenta desafios, novas tendências e paradigmas relacionados à conservação e restauração do patrimônio cultural.

Ciente de sua missão de incentivar e promover atitudes de compromisso e responsabilidade com o patrimônio cultural, a Fundação de Arte de Ouro Preto
FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, realiza pelo terceiro ano consecutivo, na cidade de Ouro Preto o Seminário Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Século XXI. Um dos mais importantes fóruns de discussões sobre a preservação e restauração de bens culturais do país, o evento acontece entre os dias 5 e 9 de outubro.

Será a primeira edição Internacional do Seminário, integrando a programação do Ano da França no Brasil, direcionada especificamente ao diálogo franco-brasileiro.


INSCRIÇÕES

A FAOP comunica que, superado os problemas em nosso sistema de informação, as inscrições já podem ser feitas normalmente. Caso não receba o boleto bancario via e-mail, favor entrar em contato pelo número (31) 3551-2014



3 - Evento: Seminário Internacional Narrativas e Memória Social

Local: Universidade do Minho, Portugal

Data: 29/06/2012

http://www.ufpi.br/mesthist/eventos/index/mostrar/id/1453



4 - VI COLÓQUIO LATINO-AMERICANO SOBRE

RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

INDUSTRIAL

http://www.belasartes.br/coloquio/downloads/edital.pdf


www.belasartes.br/coloquio/6coloquiolatinoamericano@belasartes.br

 - III Seminário Internacional sobre o Patrimônio

Industrial e Cultural Ferroviário

3 a 6 de julho de 2012

São Paulo – Brasil


5 - Evento: 3a Edição do Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural

Local: Delta do Rio Parnaíba

Data: 20/08/2012

http://www.ufpi.br/mesthist/eventos/index/mostrar/id/1343
Rio de Janeiro/RJ


6 - Segunda Semana do Patrimônio Histórico e Cultural Militar

http://www.abracor.com.br/home/home.htm


No período de 2 a 6 de julho de 2012, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) será sede do II Encontro de Bibliotecas Militares e do III Encontro de Arquivos Militares.

Programação:

http://www.defesa.gov.br/projetosweb/semana-patrimonio-cultural/


7 - 4º Fórum Mestres e Conselheiros: Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Local


http://bibfauusp.wordpress.com/2012/05/22/4o-forum-mestres-e-conselheiros-patrimonio-turismo-e-desenvolvimento-local-na-ufmg/




18 A 20 DE AGOSTO

INSCRIÇÃO: ATÉ 30 DE JUNHO

LOCAL: FALCULDADE DE DIREITO DA UFMG – PRAÇA AFONSO ARINOS S/N BELO HORIZONTE

Tel: 31 – 3409 8820

8 - Documentação e Conservação do Património Arquitetónico e Urbano


III Seminário Internacional

Tomar, Portugal

Convento de Cristo

25, 26 e27 de Outubro de 2012

OBJETIVOS DO SEMINÁRIO


O seminário, terceiro na série de encontros realizados em colaboração entre pesquisadores de língua italiana a portuguesa, foi desenvolvido no âmbito do PRIN 2008 com o título “Sistema de Informações integradas para a proteção, conservação e valorização do patrimônio arquitetónico e urbano”.



A pesquisa visou a avaliação da utilização dos Sistemas de Arquivos Informativos para analisar, representar e promover o património arquitetónico histórico, e como instrumento de apoio a projetos de restauro.



O seminário, mais do que apresentar os resultados, pretende receber e confrontar, em nível internacional além do italiano e português, estudos e trabalhos científicas no âmbito da documentação e do restauro arquitetónico. Pretende, através de um evento proposto em local de singular valor histórico-monumental, promover um ambiente científico de encontro e comparação de experiências consolidadas da realidade europeia e em experiências recentes iniciadas em universidades brasileiras e latino-americanas.



O evento poderá também promover resultados de utilidade profissional imediata, seja para instituições e administrações públicas, seja para a sociedade privada, que podem igualmente ser interlocutores oficiais no seminário.



LÍNGUAS DO SEMINÁRIO

Português e Italiano.

TEMÁTICA DO SEMINÁRIO


De acordo com os objetivos do seminário, as temáticas que serão abordadas inserem-se no panorama geral da conservação do patrimônio histórico arquitetónico e urbano. Sem estabelecer um elenco específico e excludente de temas, pretende-se receber experiências que possam documentar:



Novas tecnologias para o levantamento e armazenamento de dados sobre património histórico arquitetónico nas suas várias dimensões (arquitetónicas, culturais e paisagísticas):

Sistema de Informações Espaciais para a gestão;

Modelagem 3D para análise, caracterização e avaliação e desenvolvimento;

Aplicações para a comunicação interativa e virtual.

Técnicas de intervenção para a conservação do património histórico: inovações e otimização dos processos.

Politicas públicas e utilização de novas tecnologias para a gestão do património histórico e arquitetónico.

Envolvimento da comunidade local na documentação e gestão do património histórico arquitetónico.



SESSÕES DO SEMINÁRIO

A partir das contribuições apresentadas, o Seminário será estruturado em sessões, adequadas para a programação de três dias.



PARTICIPANTES

Podem participar do congresso especialistas e estudiosos das disciplinas de Levantamento e Restauro Arquitetónico, dirigentes e técnicos das administrações públicas e das empresas que atuam na área de restauro e de conservação do património histórico.



O número limitado de vagas (100 inscrições para participação presencial) será ampliado com a possibilidade de uma participação não presencial, mediante inscrição para publicação de contribuições escritas.



Para concorrer às apresentações orais previstas no seminário é solicitada uma pré-inscrição, composta pelo envio do título da contribuição que se pretende submeter, até 30 de junho de 2012, através do site do Seminário: http://www.dapt.ing.unibo.it/tomar2012.htm



CHAMADA PARA ARTIGOS



Os inscritos para o Seminário, seja para a participação presencial ou não presencial, podem apresentar artigos científicos para publicação nos anais do seminário ou para apresentação oral.



Os textos, em italiano ou em português, todos com título e abstract em inglês, não devem superar 20.000 caracteres (sem contar espaços, mas notas bibliográficas incluídas) além das imagens. Devem ser consignados no formato Word (.doc para Windows) e Acrobat (.pdf Adobe) através do site do Seminário:

http://www.dapt.ing.unibo.it/tomar2012.htm até a meia-noite da data indicada.

O prazo para envio das contribuições escritas é o dia 30 de julho de 2012.
Com base em um sistema de avaliação anónima, as contribuições podem ser aceitas, aceitas com indicação de revisão, ou rejeitadas até 20 de Agosto de 2012. Os autores dos textos aceitos com revisão serão convidados a enviar o texto corrigido até o dia 10 de Setembro de 2012.
Os textos aprovados para a publicação serão escolhidos exclusivamente entre os inscritos regularmente no Seminário até a data de 30 de Agosto de 2012.
Entre os textos daqueles inscritos para participação presencial, serão escolhidas 30 contribuições para apresentação oral, informadas até o dia 20 Setembro de 2012, data em que será comunicado o programa definitivo.
Todas as contribuições aceitas serão publicadas nos Anais do Convénio “Documentazione e Conservazione del Patrimonio Architettonico ed Urbano” na AMS Acta da Alm@DL , ou em um número especial da Revista “DISEGNARECON” – (http://disegnarecon.cib.unibo.it/ ) com código ISSN.
ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO

IGESPAR–Grupo PRIN2008*
* O grupo PRIN2008 é formado por pesquisadores de cinco universidades italianas: UNIBO.IT, UNIVAQ.IT, POLITO.IT, UNIROMA1.IT, UNICAS.IT


Nenhum comentário:

Postar um comentário