PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

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sábado, 25 de fevereiro de 2012

PATRIMÔNIO CULTURAL - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL -TEXTOS

O PENSAMENTO DE HALBWACHS:


"Não é suficiente reconstituir peça por peça a imagem de um acontecimento do passado
para se obter uma lembrança. É necessário que esta reconstrução se opere a partir de

dados ou de noções comuns que se encontram tanto no nosso espírito como no dos
outros, porque elas passam incessantemente desses para aquele e reciprocamente, o
que só é possível se fizeram e continuam a fazer parte da mesma sociedade. Somente
assim podemos compreender que uma lembrança possa ser ao mesmo tempo
reconhecida e reconstruída." (Halbwachs, 1990, p. 34)

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo, Centauro, 2006.
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Ana Carmem Amorim Jara Casco, em seu artigo “Sociedade e educação
patrimonial” (2006):
Elaborar projetos educativos voltados para a disseminação de valores
culturais, formas e mecanismos de resgate, preservação e salvaguarda, assim
como para a recriação e transmissão desse patrimônio às gerações futuras é,
sobretudo, um projeto de formação de cidadãos livres, autônomos e
sabedores de seus direitos e deveres.
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As ações educativas, voltadas para a preservação do patrimônio e
desenvolvidas pela sociedade, aparecem como iniciativas de grupos que
assim entendem ser seu papel ou que resolvem ocupar o vazio deixado pela
ausência de uma ação efetiva do Estado (municípios, governos estaduais e
governo federal) nesse campo. (CASCO, 2006, p. 01)

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