PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

PROTEUS EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 22 ANOS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PATRIMÔNIO CULTURAL - CONCEITOS - TEXTOS - INTERVENÇÃO

" O nexo entre arqueologia e arquitetura não pode ser, para a proteção do patrimônio arquitetônico e arqueológico, relegado à persistência instrumental de uma função ou de um uso, porque os valores que estes encerram transcendem os significados e os objetivos para os quais foram realizados.Para se convencer, basta pensar nas infinitas vezes nas quais qualquer um de nós, apenas nos encontrando na presença de uma obra datada, atribuível à cultura de um determinado período, reconheceu tratar-se de uma obra atemporal. Os locais, portanto, caracterizam-se pelas etapas do tempo e as obras carregam os sinais da cultura dos tempos. A compreensão do contexto espaço-temporal é pesquisa iniludível para a leitura daquele termômetro cultural que é a estratificação subjacente em ocorrências construtivas de intensidade variável.


A construção é realizada com materiais que provêm de uma condição da natureza ou de uma condição derivada da arquitetura; haja vista o saque aos monumentos para utilizar os materiais, destinando-os a outra construção. O material na configuração construtiva prefigurada, desobriga à utilidade, à solidez, à beleza."
(...)
Fonte: Mauro Civita - Ética e Técnica no Restauro Arquitetônico - 4 de dezembro 1996. Anais do Seminário Internacional Preservação: a ética das intervenções. - Dezembro de 1996. pág.36,37.

Nenhum comentário:

Postar um comentário